terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Juventude, Geração Y e a construção de um novo ser social


Ao pesquisar sobre um significado, ou mesmo referência do que seja a geração Y, encontrei no sintético texto da Wikipédia o conteúdo necessário para produzir a minha reflexão acerca do tema deste artigo, e, antes de discorrer sobre este, reproduzo aqui o referido texto*:

“A geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à corte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem, não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam a atender essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores antes menos prioritários como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.” - Wikipedia

Os jovens da geração que ficou conhecida como “os filhos da ditadura” sofrearam, foram às ruas, lutaram. Tinham claras perante o conjunto da sociedade as suas bandeiras, que eram a democracia, a liberdade de expressão e a garantia dos direitos civis. Esta geração que viu muitos de seus companheiros e convivas tombarem, sucumbirem à implacável repressão militar, fruto da estreiteza de pensamento e da radicalização das ações, e, ainda assim, foi capaz de lutar contra todo tipo de intolerância. Hoje, como resultado justo e merecido das lutas e do longo caminho percorrido com suor e sangue, esta geração disputou democraticamente através dos processos eleitorais a conquista de espaços e governos, e hoje ocupa os espaços de poder, construindo, na política, tudo aquilo pelo qual lutaram em sua mocidade.
Decerto a juventude de hoje encontrou um caminho já devidamente alargado, calçado, frondoso. Não há disputas de sangue, nem perseguição ditatorial. A censura, por vezes, fica a cargo dos limites da própria consciência e da capacidade de absorver e manter os valores morais. As conseqüências – não tão boas, a bem da verdade – deste caminho já sem tão duros obstáculos, dentre outros, é que não há uma bandeira clara na luta juvenil contemporânea, e se há, não está sendo comunicada devidamente ao conjunto da sociedade. Falta-nos ocupar devidamente as agendas e os debates nos veículos de comunicação, investir mais nas mídias sociais e proporcionar oportunidades de debates mais amplos, participar melhor e mais qualificadamente da produção cultural que é destinada à nossa juventude, pois é esse conteúdo que influencia e questionam valores, dita modas e aponta caminhos, pois poucos são aqueles que ocupam espaço na agenda de debates proposta pela mídia e pela própria coletividade. E ressalve-se ainda que não é boa idéia aguardar apenas pelos debates propostos pela mídia, pois estes são poucos e algumas vezes direcionados. Há que se propor uma agenda própria e consistente de debates.
Muitos ocupam espaços de governo e em mandatos, emanados da liderança adquirida ou conquistada legitimamente em grupos representativos, porém segmentados, e aprenderam a desenvolver o processo de construção política tendo o suporte da estrutura disponível, o que por si já deve ser encarada como outra fragilidade a ser corrigida.
Será esse o correto aprendizado? E o debate na política a ser realizado com o conjunto da sociedade, não em nome de governos ou mandatos, mas em nome da própria juventude? Dialogar sobre juventude para além da juventude. Agir de maneira convincente, apresentar-se da maneira correta, saber posicionar-se entre os contemporâneos sem parecer afoito ou disposto a queimar etapas. Construir sem amarras ou relações de dependência.
Enfim, estará disposta esta juventude a fazer este debate, ou mais além, fazer o debate e mostrar-se capaz de construir, como diz o ditado, “com a sola do sapato e a saliva da boca”? Eis o desfio da conquista do respeito e do espaço pela vivência e pela prova concreta de capacidade, assim como os que hoje estão no poder o fizeram um dia.

(*) Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y

11 comentários:

  1. Um belo texto e uma análise acertada de uma geração que promete muitos avanços nas PPJs em Sergipe... Parabéns pelo primeiro de muitos textos de 2011.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. Vai caprichando aí, eu estou sempre de olho no seu blog. Sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Consigo me encaixar em várias passagens do seu texto. Belíssima análise. E ainda me deixou uma proposta de reflexão para o dia de hoje:" Dialogar sobre juventude para além da juventude." PARABÉNS

    Thiane Araujo

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto e olhar clínico dessa geração que irá mudar a forma de nos comunicar. Parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Oswaldo, achei seu texto muito interessante... Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto! Parabens! Sérgio Alves

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto companheiro,
    Mais prefiro concordar com aquele papo que tivemos outro dia; Eu não reconheço os heróis de meu pai, e talvez no futuro meu filho não reconheça os meus. Cada geração irá escolher os seus ídolos isso é um processo natural, acho que estamos vivendo um momento muito bom! Graças ao que foi plantado pelos "filhos da ditadura", o meu medo é que o que nossa está plantando seja destruído pela geração de 1990, que sinceramente ainda não disse para que veio.

    ResponderExcluir
  8. @Tuithor >>>>> Muito bom Oswaldo.Parabéns!
    A geração Y promete muita coisa, mas será que temos(me incluí)a garra da geração anterior q lutou com unhas e dentes contra os grilhões da censura política, moral ou religiosa? É preciso interesse e FOCO desta geração

    ResponderExcluir
  9. Receio pela juventude de hoje, como vc diz, sem bandeiras, apática politicamente, culturamente inundada pelas futilidades impostas pela mídia comercial, expostas prematuramente à sexualidade, educadas por uma escola que prioriza a competição pela competição. Não sou sociólogo para prever o futuro dos jovens de hoje, mas, sinceramente, posso estar exagerando, temo por eles como os próximos condutores do destino de nosso país.

    ResponderExcluir
  10. Só faltou linkar o texto com a entrevista que você deu pro PovoBunda. :)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto.
    Gostei bastante também dos comentários.
    Os nascidos digitais, como assim define o Palfrey, são a "cria" da mudança globalizada da sociedade.
    O mundo hoje é muito conectado, se não tentarmos acompanhar, não vamos morrer, apenas ficaremos para trás.
    É inegável a necessidade de discutir a importância de como essa nova geração pensa, pois eles serão o nosso futuro.
    Precisamos entende-los.
    @joaopereira1000

    ResponderExcluir